Shipping |
DICIONARIO SHIPPING
Ad Valorem – Cobrança adicional quando o exportador quer ter a sua carga coberta num valor superior aquele provisionado num b/l comum.
AI – All Inclusive , Todas as taxas e sobretaxas incluídas (na cotação de fretes)
Arrival Notice – Documento que avisa ao consignatário sobre a chegada do navio e confirma o frete e as taxas devidas.
As Freighted – Todas as cargas taxadas na mesma unidade, peso ou medida.
Base Port - Porto (s) no qual a tarifa padrão se aplica. Servido diretamente pelos armadores que fazem parte do acordo /tarifa.
Bill of Lading (B/L) – Documento legal oficial que informa quem é o proprietário da carga; documento negociável para receber a carga; contrato entre o embarcador e o armador.
B/L Terms - Todos os detalhes relevantes ao embarque/carregamento.
Box Rate - Um frete total para mover uma carga em várias dimensões de containers da origem ao destino.
BAF (Bunker Adjustment Factor) - Sobretaxa aplicada pelo armador em cima do frete para cobrir o custo do combustível.
Bunker Surcharge – o mesmo que BAF.
C & F – Cost & Freight – Custo e frete.
CBM – Cubic Meter – Metros cúbicos.
Certificate of Orign – Documento formal declarando origem e detalhes relevantes sôbre a carga.
CFS Charge - Container Freight Station charge, cobrada pelo armador pelo manuseio da carga (geralmente carga solta) no terminal.
Clean on Board – B/L emitido sem constar exceções.
Conference – Um grupo de armadores que oferecem fretes iguais, Serviço regular de/para os mesmos portos/regiões, valendo-se de regras comuns para o mesmo tráfego.
Commercial Invoice – Documento em papel timbrado do exportador contendo uma descrição acurada da mercadoria e mostrando país ou origem. Deve constar todos os ítens a serem embarcados.
Cubic Foot – Pés cúbicos.
Customs House Broker (CHB) – Agente representante licenciado pelo FMC o qual providencia o desembaraço da carga importada,em nome do consignatário, junto à alfandega norte-americana.
Diversion Charge – Taxa por mudar o destino da carga, já embarcada , de um porto para outro. A taxa é cobrada porque a operação vai requerer manuseio de containers usando os guindastes.
EIR – Equipment Interchange Receipt . Documento que confirma a entrega do container vazio no terminal designado pelo armador. Neste documento deve-se anotar as condições em que o equipamneto foi devolvido (avarias, sujeiras, etc).
EDI – Eletronic Data Interchange – Comunicanação de computador para computador entre o prestador de serviços e seu cliente.
Ex Works – O comprador recebe a carga diretamente da fábrica do vendedor e, à partir daí, arranja o embarque , seguro e outros serviços correlatos por sua conta.
FAK – Freight All Kinds – um frete cobrado por container aonde se pode colocar qualquer tipo de mercadoria.
FAS - Free Along Side – carga colocada pelo vendedor no costado do navio.
Federal Maritime Comission (FMC) – Agência do governo norte-americano responsável por supervisionar os aspectos regulatórios da indústria do transporte marítimo.
FOB - Free on board .
Freight Claim – Carta do cliente para o armador constando dados (b/l , temperature chart etc) que confirmam a ocorrência de danos à carga . Tal carta dá início ao processo de pedido de ressarcimento ao armador.
Freight Collect - Pagamento do frete a ser efetuado no destino pelo consignatário.
GRI (General Rate Increase) - Aumento geral de fretes em uma dada conferência ou acordo de tarifas.
House to House - Carga aceita pelo armador no porto de embarque e entregue no porto de desembarque (ver CY/CY)
IA – Independent Action , quando um armador , membro de uma conferência de fretes, toma uma decisão unilateral de reduzir um frete de tarifa .
IHC – Inland Haulage Charge – Cobrança relativa a transporte interno do container de/para fábrica/porto .